quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vidro: Sólido ou Liquido?

A matéria possui três estados básicos de agregação: sólido, líquido e gasoso. Toda matéria pode passar por essas fases; o fato é que podemos definir essas três fases em função da temperatura e da pressão.

Quando temos algum tipo de matéria no estado sólido, percebemos então que ela tem: volume bem definido; a força de coesão entre as moléculas são consideráveis.

O vidro é bastante utilizado por nós com diversas finalidades, como: permitir entrada de luz (janelas), construção de espelho, dentre outras. Veja a seguir a definição para o vidro.

Em alguns dicionários o vidro é tratado como corpo sólido. A princípio podemos concordar com essa definição, pois ele tem volume definido e apresenta ter as moléculas bem coesas.

Os corpos sólidos apresentam uma característica chamada ponto de fusão. O ponto de fusão é a temperatura na qual o corpo sólido passa para o estado líquido e esta temperatura é bem definida, ou seja, nenhum décimo a menos da temperatura que corresponde ao ponto de fusão de uma determinada sustância fará passar do estado sólido para o líquido.

O vidro, à medida que vai sendo aquecido, vai ficando cada vez mais mole, sem apresentar uma temperatura exata de derretimento, logo vemos que o vidro não possui ponto de fusão.
Materiais como o vidro podem apresentar maior ou menor viscosidade associada a uma temperatura exata, que é chamada de temperatura de vidro.

O vidro é um líquido viscoso, que quando possui alta viscosidade acaba por se comportar como um sólido, nos passando uma falsa ideia.




Portanto, vidro é liquido.








Por Moisés Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




Crie glitters aqui!